Objetivos, Valores e Atuação
O objetivo geral desta Editora
Fortalecer o acervo literário brasileiro articulado à educação, envolvendo áreas e esferas do poder público, assim como a sociedade civil e organizações do segundo e terceiro setor, promovendo o engajamento de produtores, atores, escritores e leitores, colaborando com demandas educacionais emergentes na vida de pessoas menos favorecidas, como com a oferta de eventos e a distribuição de livros inclusivos e de temáticas alinhadas à sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Metas, entregas e resultados
Realização de concursos anuais para publicação de livros, com devolução de mais de 80% das literaturas produzidas sem custo à sociedade.
Composição de músicas para o livre acesso na internet, com alusão a determinados livros publicados em cada ano.
Desenvolvimento esporádico de cursos de escrita criativa e desenho criativo, em especial para pessoas atípicas e de baixo poder aquisitivo vinculadas a organizações assistenciais.
Elaboração anual de materiais com práticas de literacia para familiares e educadores.
Inscrição de cada uma das obras literárias publicadas junto ao Programa "Eu faço Cultura", almejando aprovar 80% dos títulos inscritos e assim enviá-los para instituições e pessoas de todo o Brasil.
Ano após ano, intensificar as parcerias de trabalho com lideranças sociais, educacionais e culturais.
Ampliação anual de parcerias com empresas de porte médio/grande para o alcance de apoio e patrocínio financeiro em projetos aprovados em Leis de Incentivo à Cultura.
Colaboração com a ampliação do acervo literário anual de bibliotecas públicas municipais, estaduais e federal, postos de saúde, escolas e associações comunitárias.
Ampliação mensal dos canais de divulgação e extensão dos projetos e produtos produzidos, com previsão de beneficiar anualmente mais de 30 mil pessoas de forma direta e mais de 100 mil de forma indireta.
Valores Fundamentais
Expandir cultura literária de inclusão social, educacional e ambiental, com especial atenção ao livro e ao campo das artes cênicas, buscando promover o entretenimento, o pensamento, o desenvolvimento letrado e democrático na vida de crianças e adolescentes, seus familiares e educadores.
Zelar pela qualidade dos livros publicados;
Colaborar com o acervo literário brasileiro;
Ser exemplo de acessibilidade e inclusão;
Despertar a inteligência emocional;
Promover letramento em áreas distintas;
Respeito à vida humana, animal e vegetal;
Manter persistência e aperfeiçoamento;
Atuar em parceria com o 1º, 2º e 3º setor;
Satisfação de SER Mais Que Palavras.
Ser uma empreendedora da cultura literária e artística com reconhecimento nacional, administrada a partir de parcerias de trabalho compromissadas com o engajamento humanizado, letrado, inclusivo e socioambiental.
Áreas gerais de atuação
Publicação de livros de literatura para crianças e adolescentes, como livros para jovens e adultos;
Ação complementar às literaturas publicadas, constituída com medidas socioeducativas e o fomento de leituras;
Defesa de direitos fundamentais na infância e na juventude;
Promoção da cultura literária interligada há outras áreas;
Envolvimento comunitário a partir de livros e artes cênicas;
Empreendedorismo editorial e publicação de novos escritores;
Fortalecimento de ações de proteção de crianças em suas distintas etapas da infância;
Enriquecimento da cultural nacional brasileira.
Desenvolvimento Sustentável
As temáticas dos livros desta Editora, e suas expressões artísticas literárias complementares, atendem inúmeros objetivos da lista da ODS, sendo os principais:
-
ODS 3 - Saúde e Bem-estar;
-
ODS 4 - Educação de Qualidade;
-
ODS 5 - Igualdade de Gênero;
-
ODS 6 - Água Potável e Saneamento;
-
ODS 8 - Trabalho Descente e Crescimento Econômico;
-
ODS 10 - Redução das Desigualdades;
-
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis;
-
ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis;
-
ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima;
-
ODS 15 - Vida Terrestre;
-
ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes;
-
ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Além disso, a Mais Que Palavras colabora grandemente com a implantação e sustentação da “Política Nacional de Leitura e Escrita estabelecida pelo Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), que define a importância de se estabelecer estratégia permanente quanto à promoção do livro, da leitura, da escrita, da literatura e das bibliotecas de acesso público no Brasil. Instituída pela Lei nº 13.696/2018 em 13 de julho de 2018, nascida a partir de inúmeras discussões realizadas ao longo de 10 anos por meio das atividades do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e que, ao menos na grande maioria dos municípios, ainda não foi efetivamente colocada em prática. É, entretanto, uma organização apta a colaborar com a ampliação da cultura letrada e literária, fundamentada com base legal, alinhada as suas próprias políticas de estímulo à leitura e ao conhecimento.
Estratégia iniciada por produtores, editores, atores e escritores, seguida por bibliotecários, professores, familiares, lideranças sociais e pessoas em geral. Rumo ao maior fomento cultural e literário, socioeducativo e inclusivo.
Alinhamento às diretrizes do MEC
O olhar metodológico desta Editora tem seu fundamento nas diretrizes que amparam o livro, a leitura e a escrita, como com o Programa de Alfabetização do MEC “Conta pra mim”, este, interligado ao PNLE e ao PNLL, que, entre outros pontos, discorre sobre a importância de: universalizar o direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas brasileiras; promover articulação entre políticas de estímulo à leitura, ao conhecimento, às tecnologias e ao desenvolvimento educacional, cultural e social do País...; democratizar o acesso ao livro e aos diversos suportes à leitura por meio de bibliotecas de acesso público, entre outros espaços de incentivo à leitura, de forma a ampliar os acervos físicos e digitais e as condições de acessibilidade; fomentar a formação de mediadores de leitura e fortalecer ações de estímulo à leitura, por meio da formação continuada em práticas de leitura para professores, bibliotecários e agentes de leitura, entre outros agentes educativos, culturais e sociais; incentivar a expansão das capacidades de criação cultural e de compreensão leitora, por meio do fortalecimento de ações educativas e culturais focadas no desenvolvimento das competências de produção e interpretação de textos.