top of page

Projeto de pesquisa: "Imigrantes que buscam melhores condições de vida em SMO"

Os "Imigrantes que buscam melhores condições de vida em SMO" é um projeto de pesquisa sobre povos imigrantes em SC, sobretudo no município de São Miguel do Oeste, contemplado em Edital de Chamamento Público da Lei Paulo Gustavo, lançado pela prefeitura local em parceria com a Secretaria de Cultura, cujo a proponente é Terezinha Osmari Bagatini da Editora Mais Que Palavras.



Desde a sua aprovação, dezembro de 2024, contou com reuniões de estudo e planejamento estratégico inicial e continuado, ida a campo para entrevistas e coleta de dados, envolvendo imigrantes, famílias de imigrantes, empresários locais, poder público e pessoas aqui naturalizadas.


No cronograma de trabalho ainda se fez constar, como forma de visibilidade ao projeto, Palestras para estudantes do ensino médio da EEB Dr. Guilherme José Missen, confecção de banners digitais, textos informativos, edição de vídeo legendado e publicado, divulgações nos canais digitais da proponente (Editora Mais que Palavras) e também de material compartilhado de forma orgânica no site da prefeitura de São Miguel do Oeste.


O objetivo deste trabalho foi identificar como o contexto imigratório influencia a vida dos munícipes e de quem chega, compreender o impacto na vida e na economia de São Miguel do Oeste, conhecer mais sobre a realidade dessas pessoas, suas dificuldades e se de fato estão encontrando aqui as oportunidades que vieram buscar; traçar o perfil dessas pessoas que encontraram, em comparação com seus países de origem, trabalho e uma vida nova para si e seus familiares.


Além disso, foi elaborado um arquivo sobre todo o conteúdo pesquisado, como resultados de entrevistas, depoimentos, descrições, aferições dos autores pesquisadores, bem como comparativos entre as pesquisas de campo e bibliográficas. Material que tanto serve de comprovação dos trabalhos realizados como com o intuito de, a partir de um novo projeto, dar sequência e complemento às pesquisas com vislumbre à publicação de um livro, tendo São Miguel do Oeste como referência básica.


Além da autoria e coordenação geral de Terezinha Osmari Bagatini, o projeto também contou com os trabalhos do pesquisador e escritor Claudemir Luiz Parmigiani, da mentoria renomada do profissional Mauricio Peccin, da agência de marketing Story Move, na pessoa de Alessandro Alves, bem como do jornalista Vilmar Moacir Gomes de Souza, que juntos ingressam no campo das pesquisas, das análises, registros e avaliações.


Texto de Vilmar Moacir Gomes de Souza

Comments


bottom of page